Conhecimento Para Founders

Capítulo 16 — From the Top, with Feeling

Se os empreendedores fossem atendentes de SAC (serviço de atendimento ao cliente), seria possível separá-los em três categorias: o terceirizador, o esponja e o aluno dedicado.
Reading Time:
tempo de leitura:
2
MInutes
minutos
Capítulo 16 — From the Top, with Feeling
Capítulo 16 — From the Top, with Feeling

Se os empreendedores fossem atendentes de SAC (serviço de atendimento ao cliente), seria possível separá-los em três categorias: o terceirizador, o esponja e o aluno dedicado.

Para o terceirizador, o atendimento ao cliente é responsabilidade do departamento de SAC. Afinal é por isso que, quando, e somente quando necessário, contratamos um gestor para o departamento. Além de ser apático, ele não tem pressa alguma para endereçar as situações. É o cliente que sempre exagera sempre na reclamação.

Para o esponja, o cliente está sempre certo. E sem ele não é possível viver. Se o cliente pede desconto, dá-se desconto. Se o cliente pede uma funcionalidade a mais, desenvolve-se. Se ele quer um serviço extra, contrata-se mais gente. Não existe produto, existe o que o cliente quer e eventualmente pode pagar.

Já para o aluno dedicado, o atendimento está tatuado na cultura da empresa. Todos na empresa são parte e responsáveis pelo atendimento. Ele não teme colocar a cara para bater e estar acessível para quem quiser reclamar. Ele sabe que a responsabilidade dos erros, falhas e defeitos é sua e da empresa, e não do cliente.

Ele entende que é impossível agradar a todos, mas busca sempre melhorar o produto, os processos, para evitar que o problema se repita. Como um músico virtuoso, ele sabe que cada situação é uma oportunidade para treinar e aperfeiçoar a execução. E faz parte se as mãos sangrarem, até as notas sairem perfeitas.

Se é um saco repetir o mesmo trecho da partitura pela enésima vez, por quê você quis ser músico?

Vamos lá. Do início, mas com sentimento!

Edson Rigonatti

Written By

Por

Edson Rigonatti

More From This Author

mais deste autor

LinkedIn logo

Next Episode

Próximo Episódio

No items found.