Lideramos a rodada Seed da Estoca em novembro de 2022, acreditando no potencial do time de transformar a logística de e-commerce no Brasil. Desde então, com muito aprendizado, uma solução de tecnologia única e excelente execução, a Estoca atingiu um crescimento que valida a nossa tese de investimento e nos trouxe para proativamente propor liderar uma extensão para uma Série B.
Os principais motivos que nos levaram a dobrar a aposta são:
Histórico de crescimento e eficiência de capital
Em pouco mais de dois anos, a Estoca cresceu sua receita anualizada em 7x e um crescimento de mais de 15x sobre a receita de dezembro de 2021. No último trimestre de 2024, a Estoca ainda operou no breakeven, com geração de caixa. Além do top-line, a Estoca foi capaz de crescer gradualmente a margem bruta, que mostrou a boa sustentabilidade do seu modelo de negócio.
Essa performance coloca a Estoca em patamar top decile de eficiência de capital humano e financeiro dentro dos nossos estudos da Astella, sustentando nossa convicção de que estamos diante de uma líder em formação.
Time excepcional: complementaridade dos fundadores e primeira camada executiva
Além da capacidade dos cofundadores Caio Almeida (CEO) e Rodrigo Cava (CTO), que trazem experiências e perfis que se complementam, de profundo conhecimento do mercado, know-how operacional e inovação. Juntos, eles estruturaram uma cultura de execução disciplinada, com hierarquia enxuta e alta colaboração entre áreas. Em 2024, consolidaram a primeira camada de liderança com executivos da Hotmart, Rappi e Mercado Livre que lideram os cerca de 100 colaboradores.
A dor e a oportunidade da logística para e-commerce no Brasil
No nosso mergulho de conversas com líderes de e-commerce no país, continuamos a enxergar um potencial gigante no mercado de logística para e-commerce brasileiro. Gestores de e-commerce enfrentam ofertas de sistemas de gestão logística (OMS, TMS, WMS separados) extremamente fragmentadas, dificultando integrações e gerando atrasos e devoluções. Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente com sua experiência, demandando SLAs de logística mais rigorosos pelos varejistas ou e-commerce.
O mercado de e-commerce brasileiro faturou R$ 204 bilhões em 2024, com apenas 10% de penetração no varejo, contra 20–25% em mercados maduros (EUA, China). São 400 milhões de pedidos anuais, com custo logístico médio de R$ 20 por pedido — um TAM de cerca de R$ 8 bilhões só em fretes D2C.
Nesse cenário, a Estoca se posiciona como solução única e integrada para atender e-commerces D2C de médio porte (mais de 1.000 pedidos/mês), preenchendo uma lacuna crítica do mercado.
A solução completa da Estoca e o alto padrão tecnológico do produto
A Estoca tem uma das melhores soluções de tecnologia para e-commerce logístico do Brasil. A plataforma reúne em uma única oferta:
- TMS, OMS e WMS nativos, rodando em modelo asset-light e intensivo em tecnologia.
- Marketplace de frete, com negociação centralizada e ganhos de escala.
- Ofertas SaaS self-service (PLG) para TMS, atraindo novos clientes e viabilizando upsell.
Essa arquitetura da Estoca reduz a necessidade de múltiplos contratos e integrações, melhora a experiência do cliente final e amplia o controle do e-commerce sobre toda a jornada de compra e pós-venda.
Ainda, liderado pelo Rodrigo Cava, CTO/Cofundador da Estoca, tem desenvolvido inovações e agentes de IA para, por exemlpo, identificar ineficiências e dashboards preditivos para gestão de demanda.
Diante de todos esses fatores e tamanha oportunidade de criar o líder de logística para o e-commerce D2C no Brasil, escolhemos liderar a rodada de investimento na Estoca.
Continuamos acreditando que a Estoca está pronta para consolidar-se como referência em logística integrada para e-commerce no Brasil e redefinir o padrão de experiência no setor por meio de tecnologia.
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